Página Inicial > A Força da Natureza, Rubricas > Fisális: a baga dourada

Fisális: a baga dourada

Fisális

A fisális é um fruto que cresce protegido por um invólucro semelhante a um pequeno capuz. Os ingleses chamam-na de golden berry ou baga dourada. Em Portugal, já é comum, hoje em dia, encontrar uma ou duas fisális nos bolos de pastelaria, dando-lhes um toque decorativo.

Mas esta baga tem mais para dar além do mero papel decorativo. É especialmente rica em vitamina C, fornecendo 46 mg por 100 g, e atinge assim uma quantidade semelhante à da laranja (50 mg/100g). Reúne também excelentes níveis de fósforo e fibras (4,9 g/100 g), bem como de pró-vitamina A, o que identifica desde logo a sua riqueza em carotenóides, onde prevalece o β-caroteno, já explicados os seus benefícios, em rubricas anteriores, a propósito de outros frutos e legumes.

A quercetina é o composto fenólico encontrado em maior quantidade na fisális. Este fitoquímico tem acção anti-inflamatória, anti-alérgica e anticancerígena, confirmadas por diferentes estudos. Da família de flavonóides estão ainda presentes, nas bagas de fisális, a miricetina e o kaempferol, conhecidos por exercer outros efeitos benéficos na saúde.

Em matéria de constituintes bioactivos, a fisális oferece uma novidade, as withanolides, um grupo de lactonas esteroides naturais; até ver, a sua distribuição é limitada, apenas se encontrando no mundo vegetal, no género Solanaceae. Foram identificados 7 withanolides na baga fisális com actividades farmacológicas significiativas: anti-microbiana, antitumoral, anti-inflamatória, imunomoduladora e hepatoprotetora. Deste grupo, há 4 withanolides que evidenciaram atividade citotóxica contra as linhas celulares do cancro do pulmão (A549), da mama (MDA-MB-231 e MCF7) e do hepatocarcinoma (Hep G2 e Hep 3B).

As bagas douradas colhem-se entre os meses de Setembro e Outubro. Ficam maduras por esta altura e por isso tornam-se doces. Depois de entender a sua composição interior, que não se vê, mas a sua utilidade na prevenção das doenças e na manutenção do estado de saúde está lá, prove-as e depois tire as suas conclusões.

Leia também: 

Referências: Shan BE, Wang MX, Li RQ. Quercetin inhibit human SW480 colon cancer growth in association with inhibition of cyclin D1 and survivin expression through Wnt/beta-catenin signaling pathway. Cancer Invest. 2009 Jul;27(6):604-12.; Yu-Hsuan Lan, Fang-Rong Chang, Mei-Jung Pan, Chin-Chung Wu, Shu-Jing Wu, Su-Li Chen, Shyh-Shyan Wang, Ming-Jung Wu, Yang-Chang Wu. New cytotoxic withanolides from Physalis peruvianaFood Chemistry. 2009 Sep; 116(2): 462-469;Ramadan MF. Bioactive phytochemicals, nutritional value, and functional properties of cape gooseberry (Physalis peruviana): An overview, Food Research International. 2011 Aug; 44(7):1830-1836.
  1. 15, Outubro, 2011 a 16:46 | #1

    Ola, parabens pelo blogue.

    Estou a escrever para deixar o meu blogue para que mais pessoas possam ter contacto com a realidade deste fruto. Poderam encontrar receitas dicas e fotos.

    http://physalisperuvian.blogspot.com

    Parabens
    Luis Manso

  2. ROSALINA
    19, Julho, 2012 a 21:49 | #2

    ola tudo bem ….ja faz algum tempo que procuro encontrar essa laranjinha pra comprar enao acho. vc pode me indicar algiuma loja ou mercado?? desde ja obrigada.

  3. ROSALINA
    19, Julho, 2012 a 21:50 | #3

    o que eu quero e o fisalis ok

    • Margarida Vieira
      21, Julho, 2012 a 12:20 | #4

      Olá
      Em Portugal estão disponíveis a partir do mês de Setembro. Nessa altura estão no seu melhor, com todo o seu sabor e são mais acessíveis.
      Ainda há dias vi pequenas caixinhas de fisális à venda na zona dos frescos numa superfície comercial.

  4. Rangel
    5, Outubro, 2012 a 12:33 | #5

    A pouco tempo, experimentei esta fruta aqui no Brasil, gostei muito. Muito saborosa.
    Resolvi levar uma única frutinha para casa, para tentar tirar mudas. Para minha surpresa, todas as sementes germinaram. Estão com cerca de 3cm. Bom, recomendo tentarem tb, ja que é um fruto raro, pelo menos aqui no Brasil. Abraços. Fuiii!!!

    • Margarida Vieira
      6, Outubro, 2012 a 17:03 | #6

      Rangel, obrigada pela sua partilha.

  5. Ana
    15, Outubro, 2012 a 11:12 | #7

    Bom dia

    Gostaria de saber onde posso encontrar as sementes de fisalis aqui em lisboa ou arredores para semear.
    Obrigado

  6. margarida velhinho
    20, Novembro, 2012 a 23:26 | #8

    Olá!!
    Estes frutos estão em todos os cantos nos Açores. Não é necessário plantá-los. E sim, são muito saborosos.

  7. 4, Dezembro, 2012 a 18:05 | #9

    moro em sc municipio de ibirama
    ganhei duas mudas de fisalis plantei por plantar não conhecia os beneficios
    das frutinhas mas tive sorte as plantas veio muito bem ,hoje colho muitas frutas e divido
    com a familia e as amigas .

    • Margarida Vieira
      5, Dezembro, 2012 a 11:20 | #10

      Wilde
      Obrigada pela sua partilha.

  8. adelina silva
    14, Abril, 2013 a 20:15 | #11

    Comecei por plantar uma estaca k roubei de uma amiga. hoje tenho o meu jardim cheio e os das minhas amigas e familia, colho os frutos todo o ano e são sempre saborosos. Nunca mais precisei de os plantar, eles nascem normalmente com as sementes que caiem de maduras, pois já não dou basão á colheita.

    • Margarida Vieira
      15, Abril, 2013 a 16:28 | #12

      Cara Adelina
      Obrigada por participar e partilhar a sua experiência em como ter à mão, frutos frescos e saborosos.

  9. mari
    6, Maio, 2013 a 00:47 | #13

    @Ana
    tenho fisalis em minha casa e agora já começaram a ser mt doces………..provem que é uma delicia

  1. 26, Dezembro, 2012 a 15:23 | #1

_

Aviso: Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os criadores do Stop Cancer Portugal reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.