Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Como comer uma maçã todos os dias

maçãToda a gente sabe do prestígio que a maçã tem na promoção da saúde.

A investigação científica atualiza regularmente informações sobre os benefícios da maçã, recomendando-a para diferentes campos da medicina, desde a doença de Alzheimer, diabetes, controlo de peso, saúde óssea, patologia gastrointestinal, asma e no cancro.

Se já não restam dúvidas e sobre isso já estamos esclarecidos, qual a razão de muitos de nós, entre novos e velhos, resistirem a comer uma maçã por dia, limitando-se a ficar no papel de arrependidos?

O que estará a faltar a quem, repetidamente, tem a intenção de trincar uma maçã mas chega ao final do dia e não concretiza esse comportamento tão saudável?

Na enorme lista de registos plausíveis que justifiquem a ausência da maçã diária, não há argumentos que peguem! Nem mesmo a desculpa mais forte, e atualmente usada, do “não gosto!”

Então, como comer uma maçã todos os dias?

Há milhares de variedades de maçã que se diferenciam pelas cores, sabores e texturas. É um fruto para todos os gostos, permite muitas opções. Há maçãs com o mais extremo sabor azedo (sim há quem goste!) ao mais doce possível quando consumidas cruas. Ou então permitem combinações com outros alimentos e ainda têm outras aplicações culinárias.

Em Portugal, as maçãs Golden e Starking são as mais consumidas, num painel comercialmente disponível de variedades Gala, Golden Delicious, Granny Smith, Fuji, Red Delicious, Reineta Parda, Pink Lady, Bramley, Honey Crisp, Ginger Gold, Jonathan, McIntosh e Jonagold. E por agora também está presente a variedade portuguesa Bravo de Esmolfe.

Mas outras variedades de origem portuguesa podem ser adquiridas, sobretudo em mercados locais. O rol de maçãs portuguesas é extenso. Por exemplo, já ouviu nomes como Pêro Pipo, Pardo Lindo e Camoesa Rosa? São 3 variedades regionais portuguesas de maçã.

Pêro Pipo é a escolha certa para quem aprecia uma maçã crocante e de sabor agridoce. Pardo Lindo é doce, de tom dourado semelhante, no aspeto exterior, à Reineta. A Camoesa Rosa é muito doce, aromática e como o seu nome indica, é totalmente rosa.

Qualquer variedade de maçã fresca, sem estar exposta a períodos longos de armazenagem no frio, possui uma combinação básica de nutrientes que fornecem diversos efeitos protetores: vitamina C, ácido málico, fibras, como a pectina, e um conjunto com diferentes fitoquímicos (quercetina, procianidina, o ácido clorogénico e a epicatequina) com teores que oscilam de acordo com a variedade.

Um estudo português sobre as maçãs e que envolveu as variedades portuguesas citadas anteriormente, confirma a presença de valores elevados de polifenóis, o que se traduz numa atividade potente no resgate de radicais livres. Analisadas 17 variedades de maçã, Pêro Pipo e Pardo Lindo estão no grupo das 5 variedades de maçã com maior atividade antioxidante.

Conheça as variedades de maçãs, uma a uma, para reconhecer diferenças e escolher as preferidas. Assim é possível comer uma maçã todos os dias.

Estamos apenas a 48 horas de festejar o dia da maçã, no domingo, dia 21 de outubro. Passe da intenção à ação!

[fonte]Referencias: Agostinho de Carvalho, Ana Teresa Serra, João Mendes Espada, Maria Rita Paulo, Catarina Duarte. Polifenóis e Actividade Antioxidante em Maçãs de Variedades Regionais e de Cultivares Exóticas. (2008) Variedades Regionais e Agricultura Biológica,Desafios para peras e maçãs portuguesa. DRAPC. Ministério da Agricultura.; Wojdyło A, Oszmiański J, Laskowski P. Polyphenolic compounds and antioxidant activity of new and old apple varieties. J Agric Food Chem. 2008 Aug 13;56(15):6520-30.; Djuric Z, Severson RK, Kato I. Association of dietary quercetin with reduced risk of proximal colon cancer. Nutr Cancer. 2012 Apr;64(3):351-60.; Hyson DA. A comprehensive review of apples and apple components and their relationship to human health. Adv Nutr. 2011 Sep;2(5):408-20. [/fonte]

O trigo Khorasan é uma variedade especifica e antiga do grão de trigo. Conheça a sua composição nutricional e a utilização que lhe pode dar.
O sabor suave e a composição nutricional do feijão mungo conduzem a uma digestão fácil e é uma boa fonte alimentar para bebés e crianças.
De sabor picante, penetrante e pungente, o gengibre é uma das especiarias mais usadas na cozinha por todo o mundo. Conheça os seus benefícios.
O pinhão é um fruto da época de dezembro a março. Pode ser consumido cru, tostado ou como simples ingrediente. Conheça este fruto seco.