Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Com o fim do verão, plante estragão

Com o verão a terminar, está na altura de acrescentar mais uma planta à sua mini horta: o estragão.

Planta herbácea perene, de crescimento arbustivo, a Artemísia dracunculus, que é como quem diz estragão, apresenta uns ramos finos e lenhosos de cerca de 1 metro.

As suas folhas são pontiagudas acetinadas verde-escuras e flores brancas ou cinzentas. É uma planta que se expande pela terra, através das suas raízes, podendo ser evasiva.

Os benefícios de a ter na sua mini horta são diversos, pois vários estudos indicam que o estragão tem atividade anticancerígena, anti inflamatória, analgésica e anticoagulante.

Como plantar estragão?

Para um cultivo rápido e simples, siga os passos seguintes:

  1. Instale por sementeira direta. Pode adquirir as sementes em qualquer loja de produtos agrícolas, como na Agriloja ou num Jardim Centro. Esta última dá a possibilidade da compra online.
  2. Coloque as sementes, a 30 mm de profundidade na terra a uma distância de 30 cm. No metro quadrado vai conseguir colocar 12 sementes. Num vaso coloque até 4 sementes.
  3. É uma planta que precisa de um solo fértil, bem drenado, mas que não retenha muito a humidade.
  4. No que diz respeito à rega, esta deve ser feita de forma a deixar o solo húmido e só se volta a regar quando este secar na superfície. O estragão é sensível ao excesso de água.
  5. Tenha o cuidado de ir retirando as ervas daninhas, para não competirem com o alimento da sua planta.
  6. Pode iniciar a colheita das folhas e ramos depois de 60 dias da sementeira.

O recomendado é utilizar as folhas frescas, uma vez que secas perdem o sabor e o aroma. Esta planta pode ser utilizada como tempero, preparação de várias bebidas, infusões e ainda como guarnição de pratos de carne e saladas.

[fonte]Referências:  Clevely Andy, Katherine Richmond. Manual completo de Plantas e Ervas Medicinais. Lisboa: Editorial Estampa;  Reza, S. et al. The Nociceptive and Anti-Inflammatory Effects of Artemisia dracunculus L. Aqueous Extract on Fructose Fed Male Rats.Published online Year: 2015. Durik, k. et al. Anticoagulant activity of some Artemisia dracunculus leaf extracts. Published online Year: 2015
Fonte da imagem: http://www.seeds-gallery.com/631-3046-thickbox/sementes-de-erva-dragao.jpg  [/fonte]

O trigo Khorasan é uma variedade especifica e antiga do grão de trigo. Conheça a sua composição nutricional e a utilização que lhe pode dar.
O sabor suave e a composição nutricional do feijão mungo conduzem a uma digestão fácil e é uma boa fonte alimentar para bebés e crianças.
De sabor picante, penetrante e pungente, o gengibre é uma das especiarias mais usadas na cozinha por todo o mundo. Conheça os seus benefícios.
O pinhão é um fruto da época de dezembro a março. Pode ser consumido cru, tostado ou como simples ingrediente. Conheça este fruto seco.